Esclarecimentos sobre o livro de Jó

Muitas pessoas tem como base o livro de Jó para afirmarem o "desejo de Deus" em matar, ferir e destruir. No entanto, é um erro pensar assim, pois quem rouba, mata e destrói, é o diabo, ao contrário de Cristo que veio para dar vida em abundância (Jo 10:10).
A verdade, é que o tempo em que Jó estava, era completamente diferente do nosso.
A palavra de Deus assegura-nos , que as coisas que foram escritas no passado eram sombras do que haveria de vir (Hebreus 10:1), ou seja, ainda não tínhamos a revelação completa dos fatos.
No capítulo 2 lê-se, que satanás veio até a presença do Senhor, e Ele permitiu que o diabo tocasse em Jó e o ferisse.
Pode-se perceber muito claramente, que quem teve a idéia de ferir Jó, foi satanás e não Deus.
Em nosso tempo, isso não poderia acontecer, porque temos Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, nos representando a direita do Pai (aliás, você não vê em nenhum momento Jó chamando Deus de Pai vê?), e a Bíblia diz no livro de Hebreus que Ele vive eternamente para interceder por nós, na época de Jó, Jesus não tinha vindo a terra, derramado o seu sangue e justificado a humanidade.
Com certeza, pela falta de entendimento do caráter de Deus perfeitamente revelado em Cristo, Jó tivesse dito:
“Temos recebido o bem de DEUS e não receberíamos também o mal?”(Jó 2:10 b).
Deus não criou o mal. Este é simplesmente uma aberração do bem, você vê Deus criando todas as coisas e está escrito que tudo quanto Ele fez era bom.
O que acontecia é que antes de Cristo vir, as pessoas não tinham o entendimento completo de quem era Deus, por essa razão, tudo o que era sobrenatural, atribuíam como vindo diretamente dEle.
De onde o diabo tirou a “idéia” de ferir Jó?
No capítulo 3:25 Jó disse:
Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
satanás conseguiu o que queria através do medo.
Jó temia que DEUS um dia poderia tirar tudo quanto havia dado para ele, e isso realmente aconteceu.O diabo aproveitou esta brecha para destruir a vida de Jó,matar seus filhos e roubar a sua saúde (perceba que ele veio, justamente para roubar, matar e destruir ).
Quando alguém tem medo, está liberando sua fé na direção errada, e como a fé traz a existência as coisas que não são como se já fossem (Romanos 4:17). Aconteceu aquilo que Jó provavelmente declarou (quem crê fala).
Deus nunca foi a favor do medo, a bíblia diz 366 vezes “Não temas”.
Um texto muito conhecido que fala sobre o medo é 1 João 3:18:
No amor não existe medo;antes, o perfeito amor lança fora o medo.Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
Jó não conhecia o Caráter e o amor de Deus como os filhos de Deus o podem conhecer( porque o conheceram através de Cristo). Dessa forma quando o mal começou a acontecer em sua vida, Jó disse que era Deus quem havia tirado, não sabia que Deus é amor e que Ele é bom
“Não vos enganeis, meus amados irmãos.Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”(Tg 1:16,17)
Deus sempre foi bom, Ele não muda.O que mudou foi a compreensão da humanidade em relação a Ele.
Por essa razão Cristo Jesus veio, para revelar como é o Pai, Seu Caráter, Seus Princípios, Sua Bondade.
Vemos Cristo curando enfermos, expulsando demônios, intercedendo pelos discípulos, o vemos executando a vontade de Deus na terra. Por isso, não tenha Jó como um exemplo. Não o vemos em Hebreus 11 na galeria dos heróis da fé, pois ele creu no medo e não em Deus.
Para finalizar, eu gostaria de mostrar a bondade de Deus, algo que tem realmente a “digital” do Todo - Poderoso no livro de Jó:
Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e oSENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Jó 42:10
O diabo feriu a Jó, porém o Senhor deu-lhe o dobro do que ele antes possuía.
Conclusão: Pensar que doenças, enfermidades ou miséria vem de Deus ou que Ele quer nos tirar o que temos recebido ,é um grande equívoco.
Não tenha a mentalidade de Jó, não atribua a Deus o que vem de satanás.
É simples demais,o diabo é mal,então tudo que ele fizer vai ser mal, pois essa é sua natureza, por outro lado,tudo que vem de Deus é bom, porque Ele é bom e esta é a sua natureza. Deus é amor (1João 4:8).

Via meu amor Thiago Costa Tinoco sz
2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Recompensa da Honra- John Bevre (Resumo Participativo)

Homem também têm o seu valor!

Ser um missionário...