Prosperidade e Equilíbrio



Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” 3 João 1.2

Algumas pessoas não gostam de falar em prosperidade por achar que não é coisa espiritual, porque acham que é ter casas e carros. Prosperidade inclui isso também e queremos que nossos filhos sejam prósperos, tendo suas finanças bem sucedidas. Prosperidade não é riqueza porque em Salmos 112.3 diz “prosperidade e riqueza”. Essas duas palavras não são sinônimas, podem estar ligadas, mas são diferentes entre si, mas Deus quer que desfrutemos tanto da prosperidade quanto da riqueza.
Quando uma pessoa diz que não quer falar de riqueza e prosperidade ela está sendo hipócrita, pois todos desejamos isso.
A prosperidade verdadeira não é aquela que só vem na área das riquezas, pois não é desejo de Deus que você só prospere na área financeira. Deus quer que andemos em equilíbrio. Se qualquer parte do seu organismo estiver em desequilíbrio, você pode ficar doente, e muitas pessoas estão andando nesse desequilíbrio, porque têm dinheiro e o casamento está destruído, os filhos longe de Deus, isso não é prosperidade, não andará em plenitude. Podemos andar assim, mas não estaremos em equilíbrio.
A única forma de estar em equilíbrio na área espiritual é ter comunhão com Deus porque se você não estiver em comunhão com ele, mesmo vindo à igreja todos os dias, não terá prosperidade na área espiritual.
Houve um tempo em que as pessoas pensavam que era preciso ser pobre e não ter nada para alcançar uma santidade em Deus, para as riquezas não atrapalharem a comunhão com Deus. O problema é que não alcançaram isso porque pobreza não é sinal de santidade. Até hoje tem pessoas que acham que aquelas igrejas bem pobres são mais santas.
Existem pessoas muitos pobres e muito arrogantes, mas também já vi muitos ricos que são muito humildes e sociáveis porque somos nós quem escolhemos ser humildes ou não. Você pode ser pobre e ter dinheiro no coração, mas se quiser ser rico tem que aprender a colocar o dinheiro no seu bolso e não no coração.
José foi vendido por seus irmãos e Potifá comprou-o como escravo. A bíblia chamava José de próspero, mesmo sendo escravo, mesmo não sendo a vontade de Deus que qualquer homem domine outro homem. Nada deve te dominar porque não é a vontade de Deus. Algumas pessoas são dominadas ou escravos de TV e internet, coca-cola porque não conseguem viver sem, mas Deus quer te ver próspero e não escravo.
Tem pessoas que são escravos dos seus proprios filhos, eles (os filhos) mandam na casa, e os pais não conseguem dizer não a seus filhos. Alguns pais dão até o que não têm para eles mas os filhos são hóspedes, e os pais é que são os donos da casa.
Tem pessoas que são escravas em seus pensamentos, que todos os dias estão com sentimentos diferentes, alguns dias acordam de mau humor porque não estão com pensamentos bons nesse dia. O crente deve aprender a governar os seus pensamentos porque se você não aprender a governar os seus pensamentos, o diabo irá governar. Você precisa aprender a dominar o que pensa, não é reprimir, mas dominar seus pensamentos.
Alguém pode estar passando alguma situação adversa, alguém te difamando ou contas diversas a pagar, mas se deixar dominar por pensamentos de derrota, será levado por sentimentos de derrota, saiba que essa não é a verdadeira prosperidade. É preciso alegrar-se, adorar, falar o contrário do que sente e isso mostra que você não é dominado. José era escravo por fora, mas livre por dentro.
José em tudo que fazia era próspero e Potifá viu que Deus era com José, mas ele (Potifá) não era crente, mas viu a prosperidade de José, mesmo este sendo escravo, se dando bem em tudo. José não tinha a aliança que temos hoje, ele não tinha o Espírito Santo dentro dele e também não tinha a bíblia, muito embora a Palavra de Deus já existia, sempre existiu. Deus estava com José, mas ele não tinha a presença divina dentro dele. Nós temos a presença de Deus dentro de nós, já somos mais que vencedores.
Se você não está prosperando em todas as áreas, você não está andando em equilíbrio. Salmos 1.2 mostra que uma pessoa que tem prazer na Palavra ou seja ela não é obrigada, não é dominada, mas medita na Palavra porque gosta e isso traz paz e alegria.
Faça de Deus a sua fonte e terá uma vida equilibrada. Não faça do seu trabalho, a sua fonte, mas sim um dos muitos meios que Deus fez para te abençoar. Tem gente que só vive para o trabalho, fazendo dele a sua fonte, desta forma, você não terá uma vida de equilíbrio, uma vida de verdadeira prosperidade. Busque o equilíbrio.
Se você só meditar na Palavra de Deus de vez em quando, não terá equilíbrio. Meditar na Palavra de Deus é encher sua mente de maneira tal que tudo o que você pensar esteja de pleno acordo com os pensamentos de Deus; não é ficar o dia todo lendo a bíblia, mas preencher seus pensamentos de tal modo que tudo que fizer vai ser filtrado pela Palavra de Deus.
Uma pessoa equilibrada nunca vai chamar as coisas que existem como se não existissem, ou seja, negar o fato que está acontecendo, mas chama as coisas que não existem como se já fossem. Se for o contrário você estará falando mentira e não é andar por fé, por exemplo, se você está doente não diga que não está, porque a fé não mente, mas chame à existência a sua cura, até que se manifeste na sua vida.
Tudo que fizermos tem que prosperar, porque a bíblia nos garante isto, problemas virão, mas quando você é próspero em todas as áreas, você nunca estará debaixo de pressão, mas usará isso para subir mais alto, porque o poder de Deus está dentro de você. Domine suas ações, seja gelado para tomar decisões, não dê resposta sem pensar, não dê respostas quando estiver nervoso, medite na Palavra e alimente seu espírito porque se não, sua carne ficará forte. O campo de batalha é o nosso entendimento, porque a verdadeira guerra é na sua mente; o diabo tentará te colocar contra seus irmãos em Cristo, mas se você estiver meditando na Palavra, você agirá de acordo com ela.
Se você treinar sua mente você irá bloquear os pensamentos errados antes que eles se instalem, porque se você deixar, fará fortalezas dentro de você, mas se você se encher da Palavra de Deus não terá espaço para pensamentos contrários a ela.
Pessoas que meditam na Palavra são pesadelo para o diabo porque ela é a única arma ofensiva que nós temos contra o ele. Na verdade não somos exército de ataque ao diabo, mas de ocupação porque Jesus conquistou tudo para nós e o diabo vem para tomar o que Jesus trouxe, falando mentiras acerca de quem somos. 
Em Salmos 103.20, a Biblia diz que os anjos obedecem a voz da Palavra e neste mundo quem dá voz à Palavra somos nós e quando nós falamos somos como Deus falando então os anjos obedecem. Falando o que Deus fala, eles começarão a trabalhar a nosso favor. Se você falar a Palavra, você irá rir mais e chorar menos e ficará no seu lugar reinando em vida.
Tem pessoas que pensam que estão guerreando o tempo todo, mas como isso seria possível se estamos assentados com Cristo à direita do Pai? Essa não é a posição de guerra mas uma posição onde mantemos o diabo continuamente embaixo de nossos pés. Satanás só terá oportunidade de entrar na sua vida se você der a ele a chance de agir.
 Resumo da ministração do Pastor Johnson Dawson em 05/05/13
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Recompensa da Honra- John Bevre (Resumo Participativo)

Homem também têm o seu valor!

Ser um missionário...